Arapiraca: políticas públicas e direito no centenário

A presente obra é uma iniciativa do Curso de Direito da Universidade Estadual de Alagoas, do Campus I (Arapiraca), o único curso de direito gratuito e público do interior do estado de Alagoas. Desde a sua criação em 2007, o curso se destaca por seu nível de excelência de ensino, que se revela em diversos índices e reconhecimentos externos, como o Selo OAB Recomenda, outorgado pelo Conselho Federal da OAB. Além da excelência no ensino, o destaque deste curso também está relacionado à relevância da pesquisa científica no curso, desenvolvida por meio de atividades como projetos de iniciação científica e grupos de estudo, bem como nos importantes Trabalhos de Conclusão de Curso dos discentes. Registre-se, ainda, a pesquisa desenvolvida em nível de pós-graduação lato sensu no âmbito da Especialização em Políticas Públicas e Direitos Humanos. Assim, inúmeros Projetos de Pesquisa, TCC’s e Artigos já foram produzidos tendo como campo delimitado de análise o município de Arapiraca.

Arapiraca: políticas públicas e direito no centenário2025-12-04T20:44:37-03:00

Arapiraca no centenário: qual árvore nos representa?

Este livro é uma celebração e um tributo ao papel singular que essa árvore desempenha na identidade cultural, histórica e ambiental de Arapiraca. Os capítulos que seguem foram concebidos para oferecer uma visão multidisciplinar, integrando biologia, história, educação, ciências sociais, políticas públicas e astronomia. Cada tema foi abordado com o cuidado de revelar o significado profundo da árvore e de destacar sua importância como um elo vivo entre o passado e o futuro da cidade.

Arapiraca no centenário: qual árvore nos representa?2025-12-04T09:06:07-03:00

Cartilha de Combato ao Assédio

Assédio é um mal que deve ser combatido de todas as formas pelas instituições democráticas brasileiras, pois viola a dignidade humana e restringe, de vários modos, a liberdade e a dignidade das vítimas. Existem diversos tipos de assédio, porém as mais comuns são o assédio moral e o sexual. Ambas as formas prejudicam e comprometem a saúde dos indivíduos nas esferas: emocional, psíquica, familiar, intelectual, social, espiritual e laboral.

Cartilha de Combato ao Assédio2025-12-03T23:38:59-03:00

Educação, políticas educacionais e formação humana

Este livro – Educação, políticas educacionais e formação humana – é mais uma dessas tentativas de alcançar todo esse escopo de luta, reunindo pesquisadores e pesquisadoras que discutem temas diversos na perspectiva apontada pela obra. Inevitável não articular educação com as políticas que a ela se referem ou que a partir dela se originam, e com as naturais consequências na formação humana, enquanto sociedade organizada e em processo constante de revisão e ressignificação de conceitos, de valores e sentimentos. Daí a importância de uma obra como esta, no contexto que vivenciamos, de luta e resistência permanente contra a barbárie que a educação brasileira tem vivenciado!

Educação, políticas educacionais e formação humana2025-12-03T23:31:21-03:00

Ensino e desafios contemporâneos

O livro Ensino e desafios contemporâneos é constituído por uma coletânea produzida por diversos autores atuando de forma interdisciplinar. Reúne conhecimentos produzidos a partir das práticas de ensino, da Educação Básica ao Ensino Superior, proporcionando discussões fundamentais e contextualizando questões que gradativamente foram acentuadas ou ganharam maior visibilidade durante o período da pandemia da Covid-19 entre os anos de 2020 e 2021. Tais discussões se constituem como provocações para área de Ensino e evidenciam realidades inquietantes bem como problemáticas desafiadoras postas ao campo da Educação. A coletânea está dividida em 3 seções: I. Pandemia da Covid-19 e ensino remoto; II. Ensino, cotidiano e aprendizagem; e III. Educação do campo e suas adversidades.

Ensino e desafios contemporâneos2025-12-03T23:24:33-03:00

Linguagem, uso e ensino II

Produzir ideias, que indicam diferentes áreas do conhecimento, acerca da linguagem, significa conjugar grandes contribuições em benefício do saber. Assim, serão exibidas neste livro diferentes abordagens: umas, que caminham pelos estudos retórico-argumentativos da linguagem; outras, pelas especificidades e análises do sistema linguístico; além de umas, que observam as variações e mudanças linguísticas; e de outras, que podem interpretar discursivamente as intervenções interativas. Como o Curso de Letras já dispõe do livro Linguagem, Uso e Ensino, organizado pelo Professor Dr. Almir Almeida de Oliveira e pela Professora Dra. Maria Francisca Oliveira Santos, publicado pela Eduneal, no ano de 2017, a proposta atual de elaboração de livro, no ano de 2021, como requisito principal para sua inserção no edital da Eduneal, considerou louvável permanecer com o mesmo título (Linguagem, Uso e Ensino), sendo, neste momento, o volume 2, dando, assim, continuidade a sua contribuição no meio acadêmico. Desse modo, as pesquisas apresentadas em cada um dos onze capítulos do livro aparecem, bem interpretados, cada um com seus destaques.

Linguagem, uso e ensino II2025-12-03T23:17:08-03:00

Linguagens, formação de professores e docência: modos de habitar a escola

Ao intitular-se Linguagens, formação de professores e docência: modos de habitar a escola, o livro aqui apresentado, fruto da iniciativa dos grupos de docentes que compõem a Apresentação de Propostas para Cursos Novos (APCN) para área da Educação, desenvolvida na Universidade Estadual de Alagoas, traz um quadro de discussões que versa em um primeiro olhar sobre a Prática Pedagógica e a Docência.

Linguagens, formação de professores e docência: modos de habitar a escola2025-12-03T23:09:40-03:00

Literaturas de Língua Portuguesa: estudos críticos

As análises contidas neste livro revelam a importância das diversas perspectivas teóricas e metodológicas de abordagem do texto literário, sempre plural e multissignificativo, reforçado pela singularidade de obras unidas pela língua portuguesa e as singularidades dos seus países de origem.

Literaturas de Língua Portuguesa: estudos críticos2025-12-03T23:02:38-03:00

Tecendo olhares geográficos: território. ambiente e educação geográfica

Este livro está organizado em sete capítulos que discorrem sobre temáticas relacionadas ao Território, ao Ambiente e à Educação Geográfica. As abordagens que integram o presente manuscrito estão associadas às linhas de pesquisas trabalhadas pelos pesquisadores em seus grupos de pesquisa da UNEAL e suas parcerias interinstitucionais.

Tecendo olhares geográficos: território. ambiente e educação geográfica2025-12-03T22:54:21-03:00

Desastre socioambiental provocado pela mineração em Maceió

O XIII Enccult proporcionou ao GT18 uma nova experiência no ano de 2023. A partir das contribuições dos participantes que escolheram esse GT para divulgação de suas pesquisas, foi possível conceber este e-book na forma de uma coletânea. Os capítulos têm como tema central o desastre socioambiental provocado pela mineração em Maceió, abordando diversas perspectivas.

Desastre socioambiental provocado pela mineração em Maceió2025-12-03T19:49:32-03:00
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