Desastre socioambiental provocado pela mineração em Maceió

O XIII Enccult proporcionou ao GT18 uma nova experiência no ano de 2023. A partir das contribuições dos participantes que escolheram esse GT para divulgação de suas pesquisas, foi possível conceber este e-book na forma de uma coletânea. Os capítulos têm como tema central o desastre socioambiental provocado pela mineração em Maceió, abordando diversas perspectivas.

Desastre socioambiental provocado pela mineração em Maceió2025-12-03T19:49:32-03:00

Direitos humanos, políticas públicas e teoria crítica

Este livro, intitulado DIREITOS HUMANOS, POLÍTICAS PÚBLICAS E TEORIA CRÍTICA é resultado das discussões e reflexões compartilhadas no Grupo de Trabalho 21 (GT 21) do XIII Encontro Científico Cultural (ENCCULT), realizado em setembro de 2023, no Campus I da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). Este evento vem sendo realizado anualmente pela Uneal em parceria com outras Universidades e Instituições de Ensino de Alagoas, contando ainda com contribuições científicas de pesquisadores de outros estados, compondo uma teia dialógica, tão necessária no atual contexto, refletindo a resistência e resiliência dos sujeitos na busca por ser construtores de sua própria história.

Direitos humanos, políticas públicas e teoria crítica2025-12-03T19:40:35-03:00

Currículo, formação de professores e políticas públicas na educação básica

Este livro destina-se a professores em formação, educadores em exercício, pesquisadores educacionais e todos aqueles comprometidos com a melhoria da educação. Ao explorar estas páginas, convido você a refletir sobre sua própria prática, a questionar, a experimentar e a se inspirar na reflexão do futuro educacional alagoano. Profa. Dra. Marta Maria Minrevino dos Santos Prof. Dr. Júlio Bispo dos Santos Júnior

Currículo, formação de professores e políticas públicas na educação básica2025-12-03T19:31:11-03:00

FORMAÇÃO, SABERES E PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDE

Este e-book intitulado Formação, saberes e práticas educativas em saúde convida a comunidade científica e demais leitores a uma reflexão sobre as práticas educativas em saúde sob óticas multiprofissional, transversal, inter e multidisciplinar. Nessa perspectiva, buscamos desvelar como a educação nessa área tem acompanhado as demandas de um currículo integrativo em diferentes setores, a fim de desenvolver habilidades e competências aplicadas na sociedade, tendo diferentes cenários para sua execução. Os organizadores

FORMAÇÃO, SABERES E PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDE2025-12-03T19:20:05-03:00

ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO POR MEIO DA INTERDISCIPLINARIDADE E MULTIDIMENSIONALIDADE

Os estudos que compõem este e-book mesclam os olhares da saúde, cultura, da pessoa humana, da didática, do quantitativo ao qualitativo, da etnografia, da análise do discurso. Vinculam diálogos com a cultura popular, entre a teoria e a prática, sobre o cuidado centrado na pessoa, a identidade afrodescendente e a escola, o brincar e o espaço escolar, o jogo de tabuleiro e a anatomia humana, o estágio e a pós-política, assim como a argumentatividade por meio de memes. Com todas essas áreas do conhecimento envolvidas - nessa tal de multidimensionalidade - e os desdobramentos (im)possíveis - nessa tal de interdisciplinaridade - desvinculamos a tríade ensino, pesquisa e extensão e apresentamos a postura unificadora ensino-pesquisa-extensão.

ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO POR MEIO DA INTERDISCIPLINARIDADE E MULTIDIMENSIONALIDADE2025-12-03T19:08:57-03:00

PESQUISA EM EDUCAÇÃO PERSPECTIVA INCLUSIVA, TECNOLÓGICA e HISTÓRICA

O livro que agora apresentamos é uma coleção de ensaios que explora diversas facetas da pesquisa em educação, abrangendo contextos inclusivos, tecnológicos e históricos. A construção meticulosa de cada capítulo é o resultado da colaboração entre estudantes de doutorado pertencentes ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes, que compõem a turma de 2021. Os fios que se entrelaçaram e deram forma a cada capítulo desta obra foram tecidos por indivíduos provenientes de diferentes estados brasileiros, incluindo Alagoas, Bahia, Pará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Sergipe. Estes acadêmicos embarcaram em sua jornada de pós-graduação stricto sensu em um momento singular da história mundial, marcado pela pandemia global causada pelo vírus SARS-CoV-2, responsável pela Covid-19. O cenário político, marcado fortemente por movimentos de negação da ciência e cortes na educação; a suspensão das aulas presenciais e a incerteza em relação ao futuro da educação foram alguns dos obstáculos enfrentados por esses pesquisadores e por quase toda a humanidade. Organizadores

PESQUISA EM EDUCAÇÃO PERSPECTIVA INCLUSIVA, TECNOLÓGICA e HISTÓRICA2025-12-03T17:46:26-03:00

Extensão em rede e agenda ODS : possibilidades e desafios. Extensão em rede e agenda ODS : possibilidades e desafios. Volume 2

A produção deste volume, composto por sete capítulos, é fruto das discussões realizadas durante o 6º Encontro de Extensão da ABRUEM, ocorrido em Maceió, nos dias 13 a 16 de abril de 2026. A materialização deste e-book consolida textos de universidades estaduais e municipais que dialogam com a agenda 2030 e os objetivos de desenvolvimento sustentável, alinhadas as ações por meio dos programas e projetos de extensão das universidades.

Extensão em rede e agenda ODS : possibilidades e desafios. Extensão em rede e agenda ODS : possibilidades e desafios. Volume 22025-10-06T23:05:35-03:00

SUSTENTABILIDADE & CULTURA: um olhar sobre Alagoas e Maceió

Osvaldo Viégas expõe, com simplicidade, um discurso científico coerente com sua prática de toda vida. Focando nos casos alagoanos e maceioense, aponta, destaca e alerta sobre os perigos da sistêmica agressão humana à Natureza. Segue a senda de estudiosos que têm tecido os fios mundiais da história, da antropologia, da economia e denunciado a destruição ambiental, como Jared Diamond e Yuval Harari, este doutor em história pela Universidade de Oxford, em Sapiens - Uma Breve História da Humanidade, e aquele um fisiologista, vencedor do Prêmio Pulitzer, em Armas, Germes e Aço.

SUSTENTABILIDADE & CULTURA: um olhar sobre Alagoas e Maceió2025-10-03T13:07:12-03:00

Ensino e pesquisa em Geografia e Ciências Humanas: desafios e avanços

Este livro e-book é uma reflexão sobre os caminhos e desafios do ensino e da pesquisa nas ciências humanas, resultado de uma jornada intelectual que visa, acima de tudo, a transformação da prática pedagógica e da pesquisa. O livro está dividido em duas seções: Desafios das práticas de ensino e Avanços nas práticas de pesquisa. Com uma linguagem clara e objetiva, buscamos oferecer aos leitores uma visão crítica sobre o papel dos educadores e pesquisadores na formação de cidadãos plenos e na construção de saberes. Em tempos de mudanças rápidas e constantes, a educação se torna o eixo sobre o qual repousam as esperanças para a construção de um futuro mais justo e igualitário. Na seção de Desafios das práticas de ensino, as discussões nos convidam a repensar as práticas pedagógicas tradicionais, propondo alternativas que considerem as especificidades dos alunos, as práticas educacionais antirracista e as novas formas de interação no mundo digital e a necessidade de formação contínua dos professores.

Ensino e pesquisa em Geografia e Ciências Humanas: desafios e avanços2025-10-03T13:02:18-03:00
Go to Top