Debates em tecnologias da informação e da comunicação em educação

O presente livro, intitulado Debates em tecnologias da informação e da comunicação em educação, traz variadas contribuições importantes no que se refere às discussões e reflexões em torno do uso das TICs como estratégia metodológica no processo de ensino e aprendizagem em Geografia. Esta obra é resultado de um amplo debate e reflexão realizados no Grupo de Trabalho 14 (GT 14), do X Encontro Científico Cultural (ENCCULT), realizado em setembro de 2020. É um evento multidisciplinar que contempla várias áreas da ciência e congrega cientistas de todo o Brasil. O ENCCULT foi realizado pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) em parceria com outras Universidades, bem como demais Instituições de ensino de Alagoas.

Debates em tecnologias da informação e da comunicação em educação2025-12-04T09:25:51-03:00

Debates em Geografia : perspectivas para estudos e pesquisas

Trazendo o título deste livro para o texto, colocamos uma interrogação, para que assim possamos questionar: Debate em Geografia: perspectivas para estudos e pesquisa? Dessa forma, problematizando inicialmente, constrói-se a ideia do que é a Geografia... Mesmo que ao tentarmos traduzi-la corremos o risco de reduzi-la, por esta razão precisamos tomar cuidado com a simplificação dos conceitos, ainda mais em uma ciência tão ampla como a Geografia. Ela é fragmentação ou totalidade? Perguntando isso, apontamos para as diversas direções que a Geografia pode seguir, sendo expressão física a partir das representações cartográficas, até mesmo discussão social sobre (des)apropriação de terras e suas implicações.

Debates em Geografia : perspectivas para estudos e pesquisas2025-12-04T09:18:29-03:00

Arapiraca no centenário: qual árvore nos representa?

Este livro é uma celebração e um tributo ao papel singular que essa árvore desempenha na identidade cultural, histórica e ambiental de Arapiraca. Os capítulos que seguem foram concebidos para oferecer uma visão multidisciplinar, integrando biologia, história, educação, ciências sociais, políticas públicas e astronomia. Cada tema foi abordado com o cuidado de revelar o significado profundo da árvore e de destacar sua importância como um elo vivo entre o passado e o futuro da cidade.

Arapiraca no centenário: qual árvore nos representa?2025-12-04T09:06:07-03:00

Cartilha de Combato ao Assédio

Assédio é um mal que deve ser combatido de todas as formas pelas instituições democráticas brasileiras, pois viola a dignidade humana e restringe, de vários modos, a liberdade e a dignidade das vítimas. Existem diversos tipos de assédio, porém as mais comuns são o assédio moral e o sexual. Ambas as formas prejudicam e comprometem a saúde dos indivíduos nas esferas: emocional, psíquica, familiar, intelectual, social, espiritual e laboral.

Cartilha de Combato ao Assédio2025-12-03T23:38:59-03:00

Educação, políticas educacionais e formação humana

Este livro – Educação, políticas educacionais e formação humana – é mais uma dessas tentativas de alcançar todo esse escopo de luta, reunindo pesquisadores e pesquisadoras que discutem temas diversos na perspectiva apontada pela obra. Inevitável não articular educação com as políticas que a ela se referem ou que a partir dela se originam, e com as naturais consequências na formação humana, enquanto sociedade organizada e em processo constante de revisão e ressignificação de conceitos, de valores e sentimentos. Daí a importância de uma obra como esta, no contexto que vivenciamos, de luta e resistência permanente contra a barbárie que a educação brasileira tem vivenciado!

Educação, políticas educacionais e formação humana2025-12-03T23:31:21-03:00

Ensino e desafios contemporâneos

O livro Ensino e desafios contemporâneos é constituído por uma coletânea produzida por diversos autores atuando de forma interdisciplinar. Reúne conhecimentos produzidos a partir das práticas de ensino, da Educação Básica ao Ensino Superior, proporcionando discussões fundamentais e contextualizando questões que gradativamente foram acentuadas ou ganharam maior visibilidade durante o período da pandemia da Covid-19 entre os anos de 2020 e 2021. Tais discussões se constituem como provocações para área de Ensino e evidenciam realidades inquietantes bem como problemáticas desafiadoras postas ao campo da Educação. A coletânea está dividida em 3 seções: I. Pandemia da Covid-19 e ensino remoto; II. Ensino, cotidiano e aprendizagem; e III. Educação do campo e suas adversidades.

Ensino e desafios contemporâneos2025-12-03T23:24:33-03:00

Linguagem, uso e ensino II

Produzir ideias, que indicam diferentes áreas do conhecimento, acerca da linguagem, significa conjugar grandes contribuições em benefício do saber. Assim, serão exibidas neste livro diferentes abordagens: umas, que caminham pelos estudos retórico-argumentativos da linguagem; outras, pelas especificidades e análises do sistema linguístico; além de umas, que observam as variações e mudanças linguísticas; e de outras, que podem interpretar discursivamente as intervenções interativas. Como o Curso de Letras já dispõe do livro Linguagem, Uso e Ensino, organizado pelo Professor Dr. Almir Almeida de Oliveira e pela Professora Dra. Maria Francisca Oliveira Santos, publicado pela Eduneal, no ano de 2017, a proposta atual de elaboração de livro, no ano de 2021, como requisito principal para sua inserção no edital da Eduneal, considerou louvável permanecer com o mesmo título (Linguagem, Uso e Ensino), sendo, neste momento, o volume 2, dando, assim, continuidade a sua contribuição no meio acadêmico. Desse modo, as pesquisas apresentadas em cada um dos onze capítulos do livro aparecem, bem interpretados, cada um com seus destaques.

Linguagem, uso e ensino II2025-12-03T23:17:08-03:00

Linguagens, formação de professores e docência: modos de habitar a escola

Ao intitular-se Linguagens, formação de professores e docência: modos de habitar a escola, o livro aqui apresentado, fruto da iniciativa dos grupos de docentes que compõem a Apresentação de Propostas para Cursos Novos (APCN) para área da Educação, desenvolvida na Universidade Estadual de Alagoas, traz um quadro de discussões que versa em um primeiro olhar sobre a Prática Pedagógica e a Docência.

Linguagens, formação de professores e docência: modos de habitar a escola2025-12-03T23:09:40-03:00

Literaturas de Língua Portuguesa: estudos críticos

As análises contidas neste livro revelam a importância das diversas perspectivas teóricas e metodológicas de abordagem do texto literário, sempre plural e multissignificativo, reforçado pela singularidade de obras unidas pela língua portuguesa e as singularidades dos seus países de origem.

Literaturas de Língua Portuguesa: estudos críticos2025-12-03T23:02:38-03:00

Tecendo olhares geográficos: território. ambiente e educação geográfica

Este livro está organizado em sete capítulos que discorrem sobre temáticas relacionadas ao Território, ao Ambiente e à Educação Geográfica. As abordagens que integram o presente manuscrito estão associadas às linhas de pesquisas trabalhadas pelos pesquisadores em seus grupos de pesquisa da UNEAL e suas parcerias interinstitucionais.

Tecendo olhares geográficos: território. ambiente e educação geográfica2025-12-03T22:54:21-03:00
Go to Top